6 perguntas e respostas sobre Pós-Graduação: esclareça suas dúvidas!

Ainda durante a Graduação é muito comum surgirem dúvidas sobre quais caminhos seguir. Afinal, no mundo do Direito, muitas possibilidades podem se apresentar de acordo com as afinidades e as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Assim, é comum a escolha por dar continuidade nos estudos, sendo a Pós-Graduação um caminho natural para o aprofundamento dos conhecimentos e para a qualificação profissional.

Você sabe como funcionam as opções de Pós-Graduação? Não? Bom, não se preocupe, pois, neste post, separamos 6 perguntas e respostas para esclarecer todas as suas dúvidas sobre Pós-Graduação. Confira! 

Afinal, o que é uma Pós-Graduação?

Essa pergunta é muito comum e muito fácil de se responder. Uma Pós-Graduação é a continuidade e o aperfeiçoamento dos estudos da Graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. A Pós pode ser uma Especialização em determinada disciplina da área, mas também pode ser um Mestrado ou um Doutorado

Especialização e Pós-Graduação são iguais? 

Não. A Especialização é um tipo de Pós-Graduação, conhecida como lato sensu, cujo foco é trazer conhecimentos avançados para o aluno, a fim de atender às demandas do mercado de trabalho. A Pós-Graduação ainda abriga as possibilidades de Mestrado e Doutorado, que são cursos stricto sensu, ou seja, têm o objetivo de aprofundar os conhecimentos através de pesquisas acadêmicas.

Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu

A Pós-Graduação lato sensu é mais voltada para o mercado de trabalho, como, por exemplo, as Especializações e os MBAs. Já os cursos stricto sensu são destinados aos programas de Mestrado e Doutorado, atuando, portanto, na área acadêmica, desenvolvendo pesquisas que vão contribuir para o campo de estudo e dando aos alunos um título de Mestre ou Doutor. 

Como eu posso ingressar em uma Pós-Graduação? 

Bom, essa questão é ampla, pois existem várias maneiras de se realizar uma Pós-Graduação, afinal vai depender também da instituição de ensino. Vamos, portanto, falar sobre a Fundação Escola Superior do Ministério Público. Na FMP, os alunos têm as opções de fazer uma Especialização ou Mestrado Acadêmico em Direito

As Especializações da FMP estão de acordo com as demandas do mercado de trabalho jurídico, oferecendo cursos como Direito Digital, Direito Ambiental e Urbanístico, Advocacia Corporativa, entre outros. Para ingressar, basta os alunos realizarem a matrícula pelo portal da instituição na Especialização desejada clicando aqui.  

Já para o curso de Mestrado é um pouco diferente: os alunos, que devem ser graduados em Direito, precisam passar por um processo seletivo. O procedimento tem duas etapas: a primeira é uma prova eliminatória; a segunda, uma análise do projeto de pesquisa e uma entrevista. Saiba mais clicando aqui. 

Quanto tempo dura um curso de Pós-Graduação? 

A Especialização em Direito tem a duração de 360 horas, o que corresponde a 1 ano de estudos, sendo dividido em 6 módulos diferentes de 60 horas cada, podendo ser estendidos para até 18 meses se o aluno optar por fazer o TCC. Já o curso de Mestrado dura, no mínimo, 2 anos, o que pode ser estendido por mais um semestre, dependendo do andamento da pesquisa. O Doutorado, por sua vez, pode ser realizado entre 2 e 4 anos. 

Posso fazer uma Pós diferente da minha área de Graduação? 

Pode! Inclusive, essa diferença de escolha entre a Pós e a Graduação é muito realizada, pois, em muitos casos, amplia as possibilidades do profissional atuar em áreas distintas, o que aumenta as oportunidades no mercado de trabalho. Quando se fala em Direito, uma pessoa de outra área pode realizar uma Especialização, porém, não pode atuar como advogado, porque, para isso, é necessário ter registro na Ordem dos Advogados do Brasil.

Uma Pós-Graduação, sem dúvida, trará mais conhecimento e ampliará substancialmente as oportunidades no mercado de trabalho. Invista nos seus estudos e conte com a FMP para se destacar na sua carreira profissional! 

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, Direito e mercado de trabalho!

Conteúdos relacionados

link whatsapp