6 erros mais comuns na hora de escolher um curso de graduação

Atualmente, existe uma grande variedade de cursos de graduação disponíveis. Por isso, na hora de escolher qual caminho trilhar, é comum surgirem muitas dúvidas. Além disso, é um momento no qual podem surgir pressões de familiares ou de amigos, o que, sem dúvida, pode acarretar mais dúvidas acerca de qual decisão tomar. 

Em primeiro lugar, é preciso ficar claro para o vestibulando que uma escolha agora não significa um decisão para a vida toda. Ou seja, é possível mudar a direção e optar, no futuro, por outra área profissional. Por isso, neste post, nós, da FMP, separamos para você os 6 erros mais comuns na hora de escolher um curso de graduação, a fim de ajudar você a tomar a melhor decisão para a sua carreira profissional e para o seu projeto de vida. Confira! 

Pensar apenas no retorno financeiro 

Pensar no retorno financeiro, claro, é muito importante para se tomar uma decisão, afinal, um bom salário vai refletir diretamente na qualidade de vida. No entanto, ignorar o seu gosto pessoal e as suas habilidades pode ser ruim para o desempenho no futuro. 

Por isso, tente equilibrar os aspectos financeiros e o seu gosto pessoal. Com harmonia entre essas partes, você terá uma vida profissional mais plena e mais satisfatória, o que, inclusive, pode ser um fator positivo para ter um retorno financeiro ainda maior. 

Não levar em conta perspectivas para o futuro 

Os cursos de graduação são ofertados de acordo com as demandas de mercado, isto é,  existe a necessidade de se analisar o cenário e as principais tendências para área que você deseja atuar. Por isso, informe-se sobre as expectativas do ramo para o futuro, converse com profissionais que já atuam na área e pesquise sobre os impactos da tecnologia na profissão. 

Não pesquisar sobre o curso

Por incrível que pareça, esse é um erro bastante comum. Não pesquisar sobre o curso de graduação que se tem interesse pode desencadear muita frustração e arrependimento. É importante, portanto, pesquisar sobre como funcionam as atividades do curso em questão, analisar a grade curricular e, se possível, frequentar workshops, feiras de profissões e congressos do ramo, a fim de descartar ou reforçar a escolha de determinada graduação. 

Decidir-se segundo a opinião de outras pessoas 

Saber a opinião de familiares e amigos, claro, é muito importante para decidir a melhor graduação. No entanto, você não deve escolher apenas com base no que outras pessoas dizem. Você se conhece mais do que ninguém, portanto ouça as opiniões dos seus amigos e dos seus parentes, porém não abandone as suas convicções, afinal é você que irá passar alguns anos estudando, logo é você que deve dar o veredito sobre quais caminhos seguir. 

Não considerar o dia a dia profissional

Assim como pesquisar sobre o curso de graduação, analisar o dia a dia da profissão também é imprescindível. Pesquisar a fundo sobre como é a rotina profissional pode evitar desgastes no futuro, pois saber como é trabalhar na área almejada pode ajudar na hora de definir se o curso que você pretende fazer é o ideal para o seu perfil ou não. 

Acreditar que ter sucesso profissional é simples 

Muitos jovens acreditam que para obter sucesso na vida profissional é muito simples. No entanto, como sabemos, não existe fórmula mágica — o que na prática significa que, por trás de uma carreira de sucesso existe alguém que se esforçou e se empenhou para adquirir bastante conhecimento na área em que atua. 

Portanto, não basta só escolher determinado curso e achar que o sucesso logo virá. A decisão de qual graduação escolher é apenas uma etapa de uma longa jornada. Tenha os pés no chão e compreenda que para ter sucesso profissional é preciso ter dedicação, afinidade e paixão em aprender a cada dia mais sobre a profissão desejada. 

Com essas dicas simples, você vai saber como escolher o curso de graduação ideal para você. A FMP tem foco absoluto no Direito, ou seja, se o seu objetivo profissional é trabalhar na área jurídica, saiba que nós somos parceiros para você desenvolver as suas habilidades e evoluir na carreira profissional. 

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de mais sugestões!


Conteúdos relacionados

link whatsapp