O mercado de trabalho no mundo jurídico é amplo. O profissional do Direito tem a possibilidade de atuar em diversas áreas ao longo da carreira. Por isso, é um ambiente competitivo que exige mais do que habilidades técnicas.

Ao longo da graduação, todo estudante de Direito precisa dar atenção a alguns atributos indispensáveis para o desenvolvimento de uma carreira sólida e bem sucedida, a fim de garantir as melhores oportunidades profissionais depois de formado.

Quer saber quais são os atributos que todo estudante de Direito deve ter? Nós, da FMP, vamos mostrar a você!

1. Ter o hábito da leitura

Parece óbvio, mas não é. Muitos estudantes chegam à graduação sem ter o hábito da leitura, o que traz dificuldades ao longo do curso, uma vez que a formação em Direito exige bastante leitura. Além disso, o hábito de ler vai auxiliar em outros campos fundamentais para se exercer a profissão, como, por exemplo, melhorar a escrita, a oratória e incluir diversidade cultural na rotina do estudante.

Se você ainda não tem o hábito de ler e pensa em cursar Direito, não se desespere! Adquirir o hábito da leitura é fácil. Comece devagar, leia poucos minutos durante os primeiros dias e aumente o ritmo ao longo das semanas. Assim, você cria o novo hábito sem muitas dificuldades. Em pouco tempo, a leitura o ajudará a enriquecer o vocabulário, a interpretar textos com mais rapidez e facilidade e a aprimorar sua escrita e seu raciocínio lógico. 

2. Ser comunicativo

Uma comunicação clara e eficiente é fundamental para um bom advogado, afinal, muitas vezes, será necessário argumentar e se expressar com clareza na defesa de um cliente. Por isso, ser comunicativo é um atributo muito importante que todo estudante de Direito deve ter e, claro, ainda pode se aprimorar ao longo do curso.

3. Atualização constante

Muitas pessoas dizem que ser estudante de Direito é ser um estudante para sempre. A frase, com certeza, faz muito sentido. Isso porque existem alterações frequentes na legislação e nas suas interpretações. Além disso, o Direito está constantemente se adaptando às novas relações sociais e às novidades tecnológicas. Por estes motivos, todo estudante precisa estar sempre atualizado e bem informado sobre o mundo jurídico.

4. Ser organizado

Embora a organização seja importante para qualquer profissão, para quem pretende estudar Direito é ainda mais imprescindível. Criar o hábito de ordenar o ambiente de estudos e de trabalho, organizar documentos e planejar datas e horários vai tornar sua rotina muito mais eficiente. Processos, laudos, datas de audiência, são muitos detalhes que necessitam atenção, então, foque na organização!

5. Capacidade de trabalhar em equipe

Assim como no item anterior, ter a capacidade de trabalhar em conjunto também é fundamental para, basicamente, todas as profissões. No entanto, quando falamos de profissionais do Direito, sobretudo no início da carreira, a capacidade de dividir atribuições com outros colegas é essencial. 

O estudante, portanto, precisa compreender esse ponto desde o início da graduação, pois, no mercado de trabalho, será indispensável a relação direta com sócios, colegas, clientes, etc. Além disso, quanto mais pessoas estiverem se esforçando para resolver uma determinada tarefa, as chances de êxito são bem maiores, não é mesmo?

Além das habilidades técnicas, todo estudante de Direito, sem dúvida, precisa estar atento a atributos que preencham a sua qualificação. Gostou das nossas dicas? Acompanhe mais sugestões no blog da FMP!

Leia mais: Por que estudar na FMP? 3 motivos que vão convencer você

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário