Um advogado recém-formado tem muitas dúvidas sobre como construir a sua carreira, quais passos dar e qual rumo seguir. Afinal, o bacharel em Direito abre um leque de possibilidades, de modo que os que acabaram de sair da universidade podem se sentir um pouco perdidos.

Quer saber como eleger o caminho correto para a sua vida e decolar a sua carreira? Confira!

1. Encontre qual caminho seguir

Como advogado recém-formado, a princípio, saber o caminho a seguir pode não parecer uma tarefa simples. Porém, enquanto cursava a graduação, certamente você desenvolveu certas afinidades por determinados temas — seja Direito Ambiental, da Família ou do Trabalho, por exemplo. Que tal focar no seu favorito e trilhar sua carreira relacionada a ele.

Também é importante considerar se você prefere trabalhar com a advocacia privada, ou se irá tentar ingressar em um cargo público. Vale a pena, inclusive, pensar na remuneração que cada uma dessas carreiras pode oferecer a você.

2. Faça uma especialização

Se você já sabe qual a sua preferência, uma pós-graduação é uma ótima forma de fazer a sua vida profissional decolar. Afinal, por meio dos estudos é possível adquirir novos conhecimentos específicos sobre esse tema, entrar em contato com outras pessoas que também têm interesse e se tornar, então, um especialista no assunto.

Por conta disso, o currículo do advogado recém-formado se torna mais atrativo aos olhos do mercado de trabalho, o que fará a sua carreira decolar muito mais rápido.

3. Não deixe de fazer contatos

Muitos se sentem incomodados em fazer perguntas ou se aproximar de pessoas que já têm experiência na área, porém, esse tipo de contato é essencial para trilhar uma carreira profissional. 

Ganhar a simpatia e se mostrar eficiente a esses advogados é uma ótima forma de fazer networking, uma vez que você pode ganhar novas oportunidades de trabalho devido a essa proximidade. 

Dica bônus para quem é advogado recém-formado

Não tenha medo de pedir conselhos aos profissionais que você admira e de ser ajudado, pois os feedbacks são muito importantes para a construção de sua carreira. É desta forma que você evita cometer alguns dos erros mais comuns entre os advogados iniciantes

Gostou de saber as principais dicas para se dar bem como advogado recém-formado? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da FMP!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário