3 motivos para fazer uma especialização em Advocacia Corporativa

A Advocacia Corporativa é uma das áreas que crescem no ramo do Direito Privado. Cada vez mais, esse tipo de serviço é requisitado dentro das empresas, instigando a participação do advogado nas tomadas de decisões e no atendimento aos processos normativos internos e externos dos negócios. Para atuar nessa área é necessário maior qualificação e  dinamismo. Por isso, a FMP selecionou 3 motivos para você fazer uma especialização em Advocacia Corporativa. Confira! 

1. Desenvolvimento de um olhar estratégico 

Diferentemente da antiga noção do departamento jurídico das empresas — em que os advogados tinham um escopo de trabalho bem delimitado —, as novas exigências da Advocacia Corporativa demandam o desenvolvimento de um olhar estratégico e completo, capaz de acompanhar o ritmo de desenvolvimento das empresas na atualidade. Além de lidar com diversas questões jurídicas, como a determinação dos direitos e obrigações de cada sócio, conforme os limites legais, elaboração e o registro do contrato social, defesa dos direitos relacionados à propriedade intelectual e orientação de assuntos trabalhistas e tributários, o cargo também exige um diálogo com outros setores da empresa, como financeiro, marketing, recursos humanos, tecnologia, etc. 

2. Conhecimento para atuação preventiva 

Sem dúvidas, a atuação preventiva é uma das principais atribuições da advocacia corporativa. É imprescindível que o profissional consiga atuar com visão de longo prazo, analisando todo o contexto em que o negócio está envolvido, de forma a garantir os resultados do cliente e o sucesso da empresa. É aí que entra a importância do compliance, ou seja, a necessidade de se estar em conformidade com normas, leis, regulamentos, políticas e diretrizes estabelecidas, tanto internas quanto externas à empresa. 

Leia mais: Qual é o papel do advogado corporativo? A FMP mostra para você!

3. Expertise e qualificação profissional

Por ser uma área que exige muito conhecimento técnico jurídico e a aplicação dos mesmos na realidade da empresa, é de extrema importância que você se qualifique adequadamente. Não hesite em fazer uma pós-graduação focada em Advocacia Corporativa, a fim de aprofundar seus conhecimentos e garantir a credibilidade no serviço prestado. Ao se especializar, você tem contato com conhecimentos que ultrapassam o Direito, como gestão, economia, contabilidade, finanças corporativas, propriedade intelectual, reestruturação de empresas, recuperação e falência, entre outros tópicos. 

Leia também: Os Maiores Desafios da Advocacia Corporativa

Se você deseja se especializar nesse ramo do Direito, venha para a FMP. Nós temos um curso de Pós-Graduação a distância em Advocacia Corporativa. Clique aqui e saiba mais sobre essa especialização.

Veja mais: Advocacia corporativa: entenda como está o mercado nessa área

Conteúdos relacionados

link whatsapp