As profissões não são estáticas, de modo que é sempre possível almejar cargos mais altos. Porém, é preciso ter a ciência de que para chegar a determinado lugar, é preciso passar por uma trajetória. Portanto, se você está tentando montar um plano de carreira em Direito, veja só algumas dicas que a FMP selecionou para te ajudar a chegar ao sucesso!

Como montar um plano de carreira em Direito?

Não dá para sair da universidade e esperar ingressar no cargo dos sonhos logo em seguida, não é mesmo? É preciso saber quais são os passos que deve dar para chegar ao destino final, avaliando quais os caminhos mais viáveis dentro de sua realidade.

Por isso, para você, profissional desta área, ter um plano de carreira em Direito é essencial.

1. Defina o destino final

Qual é o seu objetivo profissional? Quando você se imagina daqui a dez anos, o que está fazendo? Para se tornar um advogado bem sucedido, é importante saber as respostas dessas perguntas, pois elas te ajudarão a traçar o seu plano de carreira em Direito.

Afinal, o planejamento é diferente para alguém que deseja advogar no setor privado — como um especialista em Direito da Criança e Adolescente, por exemplo — ou se dedicar a uma das carreiras jurídicas públicas — juízes ou promotores, entre outros.

2. Faça uma pós-graduação

Já que a ideia é progredir, em algum momento você terá que dar continuidade aos seus estudos. Primeiramente, porque muitos conceitos podem ficar desatualizados com o tempo, sendo preciso entrar em contato com os novos debates que estão sendo discutidos entre os profissionais da área.

Em segundo lugar, porque algumas áreas exigem um conhecimento mais aprofundado sobre determinados temas que não foram ensinados com tanta riqueza em detalhes durante a graduação.

Caso esteja com uma rotina apertada, considere fazer uma pós-graduação a distância. Os cursos se adequam ao seu dia a dia, com aulas que podem ser assistidas quando e onde quiser.

3. Invista no networking

Um dos maiores erros de advogados iniciantes é não construir uma base de contatos que possa ajudá-los a avançar em seu plano de carreira. 

Sempre que conhecer algum experiente na área, aproveite a situação para conversar, pedir dicas ou até mesmo algum dado para que possam manter uma relação próxima. Quem sabe, essa pessoa pode abrir algumas portas para o seu futuro.

Gostou de saber das dicas para estruturar um plano de carreira em Direito? Então continue lendo o blog da FMP!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário