Receber conselhos é sempre bom, não é mesmo? Quando se trata de jovens advogados recém-formados, algumas palavras repletas de sabedoria vindas de grandes especialistas em Direito podem abrir os seus olhos e mudar completamente a forma de atingir seus objetivos de carreira.

Portanto, se você está buscando algumas dicas que podem fazer toda diferença para o seu futuro, veja só as que a FMP selecionou para você!

1. Identifique a área do Direito que mais gosta

Os especialistas em Direito sabem que todas as pessoas têm mais  afinidade em alguma área, de modo que é importante que você conheça qual a sua. 

O mercado de trabalho é bastante amplo — existe o Direito Civil, Penal, da Família, os cargos públicos e muitos outros —, o que significa que, certamente, você irá encontrar algo que seja a sua vocação. 

Caso ainda não saiba o caminho que deve seguir, tente fazer um exercício de autoconhecimento. Relembre os temas que mais gostava na graduação, descubra-se e entenda a qual segmento tem vontade de se dedicar. 

2. Não tenha medo de pedir conselhos e ajuda

Você não é obrigado a saber tudo! Por ainda ser um pouco inexperiente, é comum que tenha dúvidas sobre a execução de determinadas atividades, ou se confunda com alguns conceitos. Pedir ajuda é uma ótima forma de aprender e mostrar às pessoas mais experientes que te rodeiam que está disposto a melhorar e aprender.

Além disso, quando for confrontado com alguma situação que exija a tomada de decisões — como, por exemplo, encontrar o seu caminho certo na área do Direito —, peça dicas de como agir, como avaliar qual a melhor escolha, entre outras coisas.

3. Inspire-se nos especialistas em Direito e torne-se um deles

Essas pessoas a quem chamamos de especialistas em Direito recebem essa denominação porque investiram em cursos de especialização. Assim, que tal ser um deles, também? Existe uma variedade de pós-graduações em muitas instituições de ensino, como as da FMP, que atendem áreas de diferentes afinidades.

Investir em cursos desse tipo é uma ótima forma de se tornar mais valorizado no mercado de trabalho, aumentar a sua rede de contatos, conseguir ter um conhecimento mais amplo no segmento desejado e, então, trilhar a sua carreira até o sucesso.

Gostou de saber as melhores dicas de especialistas em Direito? Então não deixe de ler outros artigos aqui no blog da FMP!

FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público
Autor

Somos a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), criada em 1983 por Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do RS. Somos uma instituição de ensino privado com foco absoluto no Direito e especializada no ensino jurídico. Há mais de 35 anos preparamos e qualificamos estudantes e profissionais da área jurídica.

Escreva um comentário