11 de Agosto: Dia do Advogado e do Estudante

11 de Agosto é um dia de dupla comemoração na FMP, afinal, celebramos dois grupos que fazem parte da nossa rotina: estudantes e advogados. Para marcar a data, a FMP preparou este blogpost com uma retomada histórica das comemorações e a importância deste dia para nossa instituição. Confira!

Por que 11 de agosto?

Pode até parecer aleatório que o Dia do Estudante e o do Advogado seja comemorado na mesma data no Brasil, mas uma breve história pode explicar a relação entre as duas. Logo após a proclamação da Independência do Brasil, em 1822, tornou-se necessária a elaboração de uma Constituição Federal com normas adequadas aos novos tempos. Nesse ambiente de efervescência jurídica, o imperador D. Pedro I constatou que o Brasil ainda não tinha nenhum curso de Direito no país e, motivado pela outorga da Constituição Federal de 1824, decidiu implantar os primeiros cursos de Direito no país.

Assim, no dia 11 de agosto de 1827, as primeiras faculdades de Direito do Brasil foram inauguradas: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (SP) e a Faculdade de Direito de Olinda (PE). Como foi um marco importante para a educação brasileira, a data também foi adotada para celebrar o Dia do Estudante. 110 anos depois, no dia 11 de agosto de 1937, houve a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), reforçando ainda mais o Dia do Estudante.

O curso de Direito e a FMP

Com essa retomada histórica, fica fácil perceber a importância que as faculdades de Direito tiveram para a educação brasileira e no processo de consolidação do ensino superior no país. A FMP orgulha-se de, há 15 anos, oferecer um curso de excelência acadêmica, com professores qualificados e a chancela do Ministério Público, contribuindo com a formação de excelentes profissionais, tanto futuros advogados quanto juízes, promotores, defensores, delegados, entre outros.

Com nota máxima no MEC e a única faculdade privada de Direito do Rio Grande do Sul a receber o Selo OAB Recomenda por duas vezes consecutivas, a FMP trabalha incansavelmente para proporcionar aos nossos estudantes a melhor formação e, assim, contribuir para a educação brasileira como motor de transformações sociais.

Neste 11 de agosto, parabenizamos todos os estudantes, em especial os nossos queridos alunos, e também todos os advogados. Aqui, na FMP, você dispõe dos melhores cursos para a construção de uma carreira de sucesso na área jurídica.